quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Dados Profissionais:
Após concluir seus estudos básicos em Marsella, Jean Itard conseguiu um ótimo emprego em um banco. Posteriormente, durante a guerra ele largou seu confortável emprego e se apresentou como médico e foi empregado como assistente de médico em um hospital militar em Soliers (localizado na França). Graças ao seu brilhantismo, trabalho árduo e seu entusiasmo, rapidamente despertado ele conseguiu adquirir conhecimento necessário para se tornar um operador muito capacitado e apaixonado pela Medicina. De volta à Paris em 1801, ele se diploma em Medicina, se torna fiel a sua nova profissão e consegue diversos empregos em hospitais. Em 1786 ele foi apontado o maior cirurgião médico em Val de Grâce em Paris e em 1789 médico da Instituição Imperial para Surdos-Mudos. Desde esse tempo ele focou seu trabalho nos órgãos do ouvido e suas doenças, ele ficou famoso e conhecido na Europa por conta de suas investigações. Foi discípulo do famoso médico Phillipe Pinel, seguindo os pensamentos do filósofo Condillac, para quem as sensações eram a base para o conhecimento humano e que reconhecia somente a experiência externa como fonte de conhecimento. Dentro desta concepção era exigida a erradicação ou a "diminuição" da surdez para que o surdo tivesse acesso a este conhecimento.
A Otologia muito agradece a Itard a invenção e melhorias de diversos instrumentos e técnicas cirúrgicas, como as do projeto do dispositivo automático de entrada, para pessoas com o ouvido danificado. Entre suas realizações, a invenção do cateter de Eustaquio (cateter de Itard). Com isso tornou-se famoso por toda a Europa. Para descobrir as causas visíveis da surdez, Itard : Dissecou cadáveres de surdos, aplicou cargas elétricas nos ouvidos dos surdos, usou sanguessugas para provocar sangramentos, furou as membranas timpânicas de alunos (um aluno morreu por este motivo), fraturou o crânio de alguns alunos, infeccionou pontos atrás das orelhas dos surdos.
Além da otologia, ele também tinha interesse em outros problemas médicos. Itard provou também seu talento literário como o editor de diversos jornais médicos. Itard foi em 1816 co-editor do jornal universel des sciences médicales (Universal das ciências médicas) em Paris. Em 1822 do Revue médical (Revista medica) e em 1832 do Dictionnaire de médecine ou répertoire générale des sciences médicales sous le rapport théorique et pratique. (Dicionário de medicina ou directório geral das ciências médicas sob o relatório teórico e prático). Seu trabalho mais importante na otologia aconteceu em 1821, em Paris. Ele contém os resultados de sua pesquisa cientifica baseada em mais de 172 casos detalhados.
A primeira descrição de um paciente com tiques e comportamentos, que caracterizam a ST, ocorreu em 1825, por Jean Itard, que diagnosticou a maldição dos tiques na Marquesa de Dampierre. Entretanto, somente em 1884, esta patologia recebeu o nome de síndrome de Gilles de la Tourette (ST), quando o aluno Gilles de la Tourette, no Hospital de la Salpêtrière, relatou a patologia como um distúrbio caracterizado por tiques múltiplos, incluindo o uso involuntário ou inapropriado de palavras obscenas (coprolalia) e a repetição involuntária de um som, palavra ou frase de outrem (ecolalia), baseado nos relatos do próprio Itard.
Suas maiores contribuições foram: Criador da Otorrinolaringologia, professor da criança conhecida como "O garoto selvagem de Aveyron", patriarca da educação especial, influenciou o trabalho de seu pupilo, Dr. Eduard Séguin, que influenciou sua pupila, Maria Montessori.
Em sua vontade, ele deixou ao instituto de surdos-mudos de Paris a fortuna de 160.000 francos e instituiu um prêmio que deveria ser entregue a cada 3 anos na academia de medicina para o melhor trabalho ou terapia prática.

4 comentários:

Gina Harla disse...

Só uma observação
Tenho uma comunidade chamada Libras e Informação, onde faço um apanhado de informações sobre o mundo surdo, assim encontrei este blog.
Mas analisando os dados percebi que alguns dados de datas não batem.
Por exemplo, se ele nasceu em 1774, como ele foi o maior cirurgião em 1786?
e outras datas que percebi.
Bom é só uma percepção.
Parabéns por este blog, tem muita coisa que não sabia sobre ele.

Unknown disse...

gostei muito

tcasali disse...

na vdd ele nasceu em 1724

Gina Harla disse...

uhnnn, por isso as datas não estavam batendo